3 qualidades que fazem sua equipe ter um alto desempenho

Descubra algumas características dos funcionários quem fazem parte de uma equipe com alta produtividade e veja também qual o papel do líder

Líder utilizando estratégia de gestão de equipes

(Crédito: rawpixel/123RF)

Se você já assistiu a equipes de alto desempenho nos filmes, provavelmente desejou que sua empresa tivesse algo assim. E sua empresa pode ter.

Você pode reunir um grupo de funcionários que trabalhem bem juntos para enfrentar desafios extraordinários. Não que seja fácil. Pode levar tempo, dinheiro e esforço consideráveis. Ainda assim, não há razão para você não tentar. Mas quando você fizer isso, você vai querer ter certeza de que seu grupo tem essas qualidades. Veja as dicas do site Open Forum.

1. Os membros da equipe se importam um com o outro

Não existe uma fórmula super para uma equipe altamente produtiva. No entanto, há uma coisa que sei ser verdade sobre equipes altamente produtivas: as pessoas se preocupam umas com as outras.

O que faz muito sentido. Se você não suporta alguém, é provável que você não trabalhe muito bem com ele. E se você for neutro com um colega de equipe, você pode trabalhar bem em conjunto.

Mas se você realmente conhece e se preocupa com as pessoas com as quais você trabalha, é mais provável que você trabalhe mais para ajudá-las a ter sucesso. Como ficar até mais tarde para ajudar alguém a terminar o trabalho. O que pode beneficiar toda a equipe.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

O trabalho de um líder ou gerente é descobrir o que será necessário para que a equipe faça conexões mais profundas.Isso pode significar socializar longe do escritório, como ir beber depois do trabalho. Ou pode ser tão simples quanto criar espaço antes das reuniões para perguntar como era o fim de semana de todos e deixar a conversa orgânica se desdobrar por alguns minutos antes de mergulhar na agenda.

2. No entanto, eles também valorizam sua independência

Libertar as pessoas da burocracia pode levar a equipes de alto desempenho. A liderança deve eliminar o maior número possível de camadas de decisão. A burocracia retarda a produtividade e interfere com o momento.

A equipe deve ter o máximo de autonomia possível e a liderança deve minimizar os desafios à alta criatividade. Em outras palavras, dê a eles a tarefa e permita que eles atinjam os objetivos como entenderem.

3. Os membros da equipe são mais propensos a culpar o processo do que seus colegas de equipe

As coisas estão, invariavelmente, dando errado, não importa o quão talentosos sejam seus funcionários. E, sim, quando as coisas dão errado, você pode sentir que há alguém que é a razão pela qual as coisas estão indo mal.

Mas tente resistir a essa necessidade. Quando seu empregado compartilha a culpa coletiva por erros, isso cria confiança entre todos.

Se você tem pessoas fortes no seu time e não um preguiçoso no grupo, provavelmente há algo no processo que permite que o indivíduo cometa um erro.

Em qualquer caso, se sua equipe começar a passar a culpa para outros colegas de equipe, isso pode levar a um grupo disfuncional.

Mostrando a equipe sua apreciação

Depois de encontrar e criar uma equipe, seu trabalho não termina aí. Seus funcionários querem ser reconhecidos por seus esforços. E embora todo mundo goste de elogios, você pode querer considerar apreciá-los com o material verde.

Equipes de alto desempenho têm melhor desempenho quando sabem que serão recompensadas por sua produtividade. Você quer funcionários que desejam melhorar a si mesmos e à maneira como sua empresa funciona. Essas pessoas são aquelas com altos padrões. E elas trazem esses altos padrões para sua empresa.

Esse artigo foi útil? Assine a newsletter do Negociarias e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo do empreendedorismo.