15 traços que diferenciam pessoas influentes

Líderes que influenciam são aqueles que estimulam a mudança para melhor de sua equipe. Saiba o que essas pessoas têm em comum

15 traços que diferenciam pessoas influentes

(Crédito: luckybusiness / 123RF Imagens)

Influência não é alcançada por meio de intimidação ou coerção. Ela vem da capacidade de uma pessoa para inspirar e motivar os que estão ao seu redor. Pessoas influentes não têm nada a ver com títulos. E sim, tudo a ver com ganhar a admiração e confiança daqueles que o rodeiam. É sobre como você se envolve com os outros e como sua visão atrai as pessoas para você.

Parece difícil descobrir o que exatamente permite que uma pessoa tenha influência sobre os outros. Mas existem certas características que são exclusivas e comuns a esses líderes naturais. Você sabe se tem o que é preciso para inspirar e influenciar as pessoas? Confira as 15 características descritas pelo site Entrepreneur e descubra se você tem o que diferencia líderes influentes dos outros.

1. Eles agem com intenção

Influência não acontece por mágica. Ela acontece através de comportamentos e práticas intencionais. As pessoas influentes caminham pela vida com propósito, conscientes de suas ações e de como vão atingir os outros.

Eles se concentram em maneiras de criar o impacto que desejam e em alcançar os resultados planejados. Eles dão feedback construtivo e demonstram apreço pelo trabalho árduo de alguém. Eles não são dissimulados. Suas intenções são conhecidas com objetivos e metas claros.

2. Eles pensam antes de falar e são bons ouvintes

Eles querem dizer o que dizem. Pessoas influentes não se envolvem em fofocas ou ataques desnecessários a outras pessoas. Para ser influente, você deve criar mensagens claras e concisas. É importante saber se suas ideias foram compreendidas.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

Tão importante quanto saber se comunicar é saber aquietar seu diálogo interior e colocar o foco naqueles que estão ao seu redor. Esta é a melhor maneira de obter insights e informações que você poderia perder.

3. Eles agem

Os líderes influentes não têm medo de assumir riscos ou tomar decisões. Eles não ficam paralisados ​​​​por um imprevisto. Eles agem, avançam e descobrem uma maneira de contornar os problemas. Eles pensam antes de falar, mas não demoram para entrar em ação quando necessário.

Eles estabelecem rotinas diárias produtivas que os ajudam a manter o foco na realização de seus objetivos. Entretanto, mesmo quando agem de forma espontânea, pensam estrategicamente. Eles procuram garantir um plano de ação, mesmo em meio a desafios e mudanças.

4. Eles estão sempre aprendendo

Líderes influentes estão constantemente aprendendo e crescendo. Eles cultivam uma mente aberta a novas idéias e perspectivas. São “estudantes da vida”. Estão sempre aprimorando suas habilidades e expandindo seus conhecimentos.

O conhecimento fornece as ferramentas para você se adaptar a diferentes situações e entender o que acontece ao seu redor. Afinal, conhecimento é poder e poder é influência.

5. Eles são íntegros

Influência é algo que deve ser conquistado através da integridade e honestidade. As pessoas influentes reconhecem que são um exemplo. São autênticos em suas ações. E entendem que sua reputação é a base de sua capacidade de influenciar e liderar.

Ao ser confiável e honesto em suas transações, você inspira outras pessoas a adotarem suas ideias e apoiarem sua visão.

6. Eles se conectam

Construir relacionamentos genuínos é um jeito de derrubar as defesas das pessoas e deixá-las abertas a novas idéias. É por isso que pessoas influentes trabalham para se relacionar com os outros de maneira profunda e significativa. Eles agem como um canal para unir as pessoas a se sentirem mais conectados.

Você deve procurar maneiras de deixar as pessoas ao seu redor empolgadas e interessadas em algo. Envolvidas em um objetivo ou projeto maior. As pessoas influentes encontram formas de agregar valor aos grupos com os quais colaboram.

7. Eles estão focados no que realmente importa

Pessoas influentes não se deixam envolver em assuntos triviais ou competições bobas. Eles não querem ganhar todos os argumentos ou orientar todas as conversas. Eles querem realmente entender e ajudar os outros a se sentirem parte de algo maior que eles mesmos.

Eles estão focados em metas e conquistas de longo prazo e em garantir que o resultado final atenda aos mais altos padrões. Esteja determinado a ter sucesso e disposto a trabalhar duro para que isso aconteça.

8. Eles têm grandes expectativas para si e para os outros

Eles têm um entusiasmo implacável que leva os que os rodeiam a realizar coisas incríveis e a saírem de suas zonas de conforto. Eles incentivam os outros a enfrentar o desafio e vencer os obstáculos. Eles entendem que o fracasso é possível, ao mesmo tempo que reconhecem que o sucesso não acontecerá se eles não tentarem.

9. Eles se entendem

Para ser um líder eficaz e influente, você precisa se entender primeiro. As pessoas influentes reservam tempo para refletir sobre quem são e entendem seus valores e metas maiores.

Eles estão conscientes de seus pensamentos e sentimentos. Estão confortáveis ​​em sua própria pele e estão cientes de como reagem a várias situações. Conhecem suas motivações e o que os motiva.

10. Eles se concentram em seus pontos fortes, mas entendem suas fraquezas

As pessoas influentes reconhecem e aprendem a confiar em seus pontos fortes. Assim como reconhecem as suas áreas mais frágeis. Ao ficar ciente de suas vulnerabilidades, você pode administrar ou combater.

A verdadeira autoconsciência é se ver claramente. Seus pontos fortes e levam a alturas incríveis e te ajudam a influenciar outros. Mas suas fraquezas podem te impedir de alcançar todas as coisas com que sonha. Você só aprecia totalmente quem você é realmente aproveita sua influência até reconhecer seus pontos fortes e fracos.

11. Eles são indispensáveis

Para ser influente, você deve encontrar maneiras de se tornar indispensável. Alguém que resolve problemas importantes e é essencial para atingir metas significativas.

12. Eles valorizam os outros

Pessoas influentes entendem a importância de reconhecer as pessoas ao seu redor. Eles deixam os outros brilharem. Sabem que o sucesso dos outros não diminui suas próprias conquistas. Eles valorizam aqueles que fizeram parte de sua jornada.

13. Eles analisam

Pessoas influentes são capazes de analisar e avaliar rapidamente situações.Os líderes influentes sabem acompanhar de perto seu ambiente para que possam se ajustar. Eles se mantêm atualizados sobre tendências e permanecem cientes do que os concorrentes estão fazendo. Mas também acolhem o pensamento crítico dos outros e abraçam a inovação e a solução criativa de problemas.

14. Eles dão voz aos outros

As pessoas influentes têm empatia pelos outros e querem fazer com que as pessoas ao seu redor se sintam compreendidas e ouvidas. Eles reconhecem que todos precisam de uma voz e devem ser capazes de falar o que pensam.

Capacitar os outros é fundamental para garantir que eles se sintam valorizados e incluídos. Se você quer ser um líder influente, se envolva em uma escuta ativa, durante a qual você realmente ouve o que as outras pessoas estão dizendo. Ouvir as pessoas ao seu redor é fundamental para promover uma comunicação aberta e honesta e obter feedback concreto de outras pessoas.

15. Eles inspiram

Pessoas influentes transmitem otimismo. Eles vêem possibilidades e oportunidades que os outros perdem. Eles inspiram porque as pessoas querem ser como eles. Como um líder influente, você tem a capacidade de desencadear mudanças nos que estão ao seu redor. E que seja para melhor.

Esse artigo foi útil? Inscreva-se na newsletter do Negociarias e receba semanalmente mais dicas de empreendedorismo.